O PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital, localizado no bairro Horto, região Leste de BH, é um projeto criado pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude. Atualmente sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação, o centro possui gestão operacional do Instituto Cultural Sérgio Magnani.

 

Fundado em 2009, o PlugMinas é um espaço de aprendizagem e aperfei­çoamento educacional para jovens com idades entre 14 e 24 anos, que estudam ou que tenham se formado em escolas da rede pública. O projeto busca ampliar o campo de oportunidades de inclusão produtiva por meio da oferta cursos nas áreas da arte, audiovisual, empreendedorismo, idiomas e design. Tais formações são oferecidas pelos núcleos “Valores de Minas”, “Oi Kabum!”, “Empreendedorismo Juvenil”, “Laboratório de Culturas do Mundo” e “Criação e Design”. As atividades de gestão e programação cultural são viabilizadas pelos núcleos “Planejamento e Gestão” e “Caminhos do Futuro”, respectivamente. Ambos, sob a responsabilidade do ICSM.

 

Para selecionar os estudantes são realizadas campanhas de processo seletivo periódicas. A inscrição se dá por meio do preenchimento de formulário de inscrição, disponibilizado no site do projeto e, em seguida, uma seleção específica de cada Núcleo, que pode conter provas, dinâmicas e/ou entrevistas. Os matriculados têm direito a uniforme, seguro de vida, alimentação e vale-transporte, caso seja necessário.

 

Atualmente, o PlugMinas conta com sete núcleos em atividade:

 

Valores de Minas

Resultado da parceira entre o Servas e o Governo de Minas Gerais, o Núcleo oferece cursos nas áreas de dança, música, artes visuais, circo e teatro. O programa, criado em 2005 e integrado ao PlugMinas em 2009, já ofereceu oficinas artísticas a mais de 5 mil jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Até hoje, os jovens do Valores de Minas já realizaram dez grandes espetáculos de encerramento de curso, que foram prestigiados por mais de 40 mil pessoas.

 

Oi Kabum!

Inaugurado em 2009 por meio da parceria entre o PlugMinas, o Instituto Oi Futuro e a Associação Imagem Comunitária (AIC), o Núcleo oferece cursos técnicos em multimídia, audiovisual e artes visuais. Ótimos laboratórios, estúdios e profissionais qualificados garantem a qualidade do ensino oferecido pelo Núcleo.

 

Empreendedorismo Juvenil

Oferecendo o curso técnico de Administração com ênfase em Gestão de Negócios, os alunos desenvolvem a habilidade empreendedora por meio dos processos de criação e manutenção de empresas, da colaboração em empreendimentos de terceiros e pela criação de negócios próprios. O Núcleo atende 210 jovens ao ano e conta com o Sebrae-MG e a Escola de Formação Gerencial como parceiros.

 

Planejamento e Gestão

Núcleo responsável pela gestão do projeto e onde está concentrada a maioria dos colaboradores do Instituto Cultural Sérgio Magnani. O NPG coloca em prática ações, atividades e programas cuja finalidade é melhorar, cada vez mais, o trabalho de operacionalização do projeto. Dos vários departamentos da gestão, encontram-se aqui a área da Comunicação, Pedagógico, Administrativo, Logística, dentre outros.

 

Caminhos do Futuro

Porta de entrada do PlugMinas, o Caminhos do Futuro conta com um galeria de arte que abriga exposições dos jovens do projeto e de artistas talentosos da cidade. Além disso, o Núcleo possui uma agenda anual repleta de atividades voltadas para a comunidade, tais como oficinas, mostras, feiras etc. Essas atividades reúnem, em média, 15 mil pessoas por ano. Esse Núcleo também está sob a responsabilidade do Instituto Cultural Sérgio Magnani.

 

Laboratório de Culturas do Mundo

Responsável por disponibilizar cursos de inglês por meio de aulas presenciais e em ambientes digitais, o Núcleo visa capacitar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Fundado em 2011, o LCM tem como parceiros o Sebrae-MG e Embaixada dos Estado Unidos.

 

Criação e Design

 

O NCD proporciona aos jovens formações ligadas ao mundo da moda e do design, visando aguçar a criatividade, a inovação e a autonomia. Inaugurado em 2014, o Núcleo tem o Senac como parceiro e oferece os seguintes cursos:  Desenhista de Moda, Figurinista, Maquiador, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Programador Web, Técnico em Produção de Moda e Agente Cultural.